Conheça a história do Hospital Dr. Cândido Junqueira que comemora 60 anos de existência em 2015

O desejo de trazer as irmãs de São Camilo para tomar conta do Hospital de Cruzília, surgiu quando a cruziliense Adalgiza Mori Ferreira, fez uma operação na cidade de Varginha (MG), na tentativa de solucionar um câncer no seio.
Durante o tempo que ficou internada no hospital da cidade, conheceu uma senhora que lhe deu uma revista. Nas páginas do exemplar, Adalgiza tomou conhecimento da existência e do trabalho realizado pelas Irmãs de São Camilo na área da saúde.
Quando ela retornou a Cruzília, procurou o vigário da cidade, que na época era o padre José Geraldo Arantes e pediu a ele autorização para trazer as irmãs filhas de São Camilo para conhecer o hospital da cidade, que era muito pequeno e que ficava fechado por falta de mão de obra e custo alto. Arantes autorizou e logo as irmãs vieram a Cruzília.
Não demorou, o sonho se tornou realidade. O terreno onde se encontrava o pequeno hospital da cidade foi doado às irmãs de São Camilo por Adeodato dos Reis Meirelles, com a condição de que o novo Hospital recebesse o nome do advogado, Cândido Junqueira.
O local passou por reforma e em 13 de setembro de 1950, o prédio primitivo do hospital foi inaugurado, porém a instituição começou a funcionar em 14 de agosto de 1955 e no dia 15 de agosto de 1955 a instituição de saúde recebeu seu primeiro paciente. Somente em 1957, as irmãs receberam das mãos de Adeodato dos Reis Meirelles a escritura do terreno.
A população de Cruzília ajudou direta e indiretamente o Hospital. Todo enxoval da instituição, material de cozinha e móveis foram doados pelas pessoas da cidade.
O Hospital Dr. Cândido Junqueira começou a funcionar com a supervisão da irmã Cecília Uliana e com o trabalho dos médicos, José Maria Nunes Maciel (Ginecologista), José Manoel Nunes Maciel (Pediatra e Clínico Geral) e José Orígenes Penha (Pediatra e Anestesista) que sempre deram apoio e atenção a todos.
Em 1957, foi nomeada para fins civis a primeira diretoria da instituição, que foi composta: Padre Geraldo José Arantes, provedor; Sebastião Samuel Ribeiro, secretário; José Maria dos Reis Meirelles, tesoureiro; Adeodato dos Reis Meirelles, conselheiro; Edmundo Azevedo Junqueira, conselheiro; Pedro Ferreira de Souza, conselheiro e José Origines Penha, diretor Clínico.
Nesta mesma época foi criado pela diretoria, o primeiro estatuto do Hospital, que foi devidamente registrado no cartório do 1º Ofício da Câmara de Baipendi, na página 208.
O Hospital Dr. Cândido Junqueira é o terceiro em ordem de fundação no Brasil. A principio a instituição de saúde era pequena, tinha apenas 5 quartos e capacidade para atender aproximadamente 5 pacientes. 
Em 15 de agosto de 2015, o Hospital Dr. Cândido Junqueira, comemora  seis décadas de existência. Hoje a instituição continua sendo referência na região e conhecida pelo bom atendimento dos profissionais, pela limpeza e organização, que são empencáveis e pelo amor e carinho que as Irmãs Filhas de São Camilo oferecem aos pacientes. 
Atualmente, o Hospital possui 66 leitos, sendo um semi-intensivo, que é monitorado 24h é utilizado por pacientes que estão em estado grave.
Um Centro Cirúrgico com equipamentos modernos equipe de enfermagem e anestesista, o que permite a realização de mais de 60 tipos de cirurgias na instituição. Atualmente, o Hospital conta com um corpo clínico de alta qualidade e de várias especialidades, como: neurologista, cardiologista, urologista e proctologista.
Há aproximadamente três anos todos os exames de radiologia geral, ultrassonografia, mamografia e tomografia passaram a ser digitalizados. O que tornou mais ágil e cômoda realização dos exames. Mensalmente são feitos no hospital em média, 200 radiografias, 120 mamografias, 200 ultrassonografias e 50 tomografias. È importante ressaltar que o Hospital também oferece os exames de endoscopia, colunoscopia, mamografia e eletroencefalograma.
Além disso, um novo Pronto Socorro e Centro Cirúrgico estão sendo construídos para melhor o atendimento a população. A construção somente foi possível graças ao convênio que a instituição de saúde firmou com o Governo de Minas Gerais no valor de R$ 807.601,47. A previsão é de que a obra seja finalizada em breve.
No ano de 2013, o Hospital de Cruzília recebeu 7.275 pacientes, desse total 2074 foram internados, 2007 receberam alta e 67 morreram. No mesmo ano 243 crianças nasceram. 58 através do Parto Normal e 185 por meio de cesariana.
Em comemoração aos 60 anos de existência do Hospital Dr, Cândido Junqueira vamos lançar em breve um livro que conta e resgata a história da instituição de saúde. Em breve daremos mais informações sobre o assunto.

Legenda foto1:
Irmãs Cecília Uliana, Emiliana Zam e Albertina juntamente com Dr. José Maria Nunes Maciel, Dr. José Manoel Nunes Maciel, José Orígenes Penha, Saulo Magalhães de Sá e Sebastião Massafera (Tião Grota)
Legenda foto 2:
Logomarca desenvolvida em homenagem aos 60 anos de fundação do Hospital de Cruzília; 


Commenti