Conheça a história do Hospital Dr. Cândido Junqueira (2a. parte)



A história do Hospital de Cruzília teve inicio quando a cruziliense Adalgiza Mori Barros foi para a cidade de Varginha, localizada no Sul de Minas para realizar uma cirurgia em função de um câncer no seio. Durante sua estadia no hospital de Varginha, uma senhora emprestou para Adalgiza uma revista, chamada “A Cruz Vermelha”, onde ela conheceu o trabalho realizado pelas Irmãs Filhas de São Camilo na área da saúde.
 



Adalgiza ficou encantada com o trabalho realizado pelas irmãs e logo que voltou para Cruzília, entrou em contato com o vigário do município, que na época era o Padre José Geraldo Arantes, com o objetivo de solicitar a ele autorização para trazer as Irmãs Filhas de São Camilo para conhecer o hospital da cidade, que era pequeno e que ficava fechado por falta de mão de obra e pelo custo alto. O vigário autorizou a vinda das irmãs que logo visitaram Cruzília.
Não demorou, e as religiosas, através da Associação das Filhas de São Camilo, assumiram a responsabilidade sobre o Hospital de Cruzília. O terreno onde se encontrava a pequena instituição de saúde foi doado às irmãs de São Camilo por Adeodato dos Reis Meirelles, com a condição de que o novo Hospital recebesse o nome do advogado, Cândido Junqueira.
O local passou por reforma e em 13 de setembro de 1950, o prédio primitivo do hospital foi inaugurado, porém a instituição começou a funcionar em 14 de agosto de 1955 e somente em 1957, as irmãs receberam das mãos de Adeodato dos Reis Meirelles a escritura do terreno.
A população do município ajudou direta e indiretamente o Hospital. Todo enxoval da instituição, material de cozinha e móveis foram doados pelas pessoas da cidade. O Hospital Dr. Cândido Junqueira começou a funcionar com a supervisão da irmã Cecília Uliana, uma das 5 primeiras Imãs Filhas de São Camilo, que fez parte da fundação da Congregação das Filhas de São Camilo no Brasil, e com o trabalho dos médicos José Maria Nunes Maciel (Ginecologista), José Manoel Nunes Maciel (Pediatra e Clínico Geral) e José Orígenes Penha (Pediatra e Anestesista) que sempre deram apoio e atenção a todos.
Em 1957, foi nomeada para fins civis a primeira diretoria da instituição, que foi composta: Padre Geraldo José Arantes, provedor; Sebastião Samuel Ribeiro, secretário; José Maria dos Reis Meirelles, tesoureiro; Adeodato dos Reis Meirelles, conselheiro; Edmundo Azevedo Junqueira, conselheiro; Pedro Ferreira de Souza, conselheiro e José Origines Penha, diretor Clínico.
Nesta mesma época foi criado pela diretoria, o primeiro estatuto do Hospital, que foi devidamente registrado no cartório do 1º Ofício da Câmara de Baependi, na página 208. 
Com o passar dos anos a instituição foi se desenvolvendo, novos profissionais começaram a trabalhar no Hospital e novos serviços passaram a ser oferecidos a população de Cruzília e região.

Devido a essa evolução, o Hospital passou a receber pacientes da região e a ficar conhecida pelo seu bom atendimento aos doentes, pela organização e limpeza e pelo profissionalismo de seu corpo clínico.
Hoje, aos 59 anos de existência, o Hospital possui 66 leitos, sendo um semi-intensivo, que é monitorado 24h e é utilizado por pacientes que estão em estado grave.
Um Centro Cirúrgico com equipamentos modernos equipe de enfermagem e anestesista, o que permite a realização de mais de 60 tipos de cirurgias na instituição. 
Atualmente, a instituição conta com um corpo clínico de alta qualidade e de várias especialidades, como: neuologista, cardiologista, urologista e proctologista e outros. 
Há aproximadamente dois anos todos os exames de radiologia geral, ultrassonografia, mamografia e tomografia passaram a ser digitalizados. O que tornou mais ágil e cômoda realização dos exames. Mensalmente são feitos no hospital em média, 200 radiografias, 120 mamografias, 200 ultrassonografias e 50 tomografias. È importante ressaltar que o Hospital também oferece os exames de endoscopia, colonoscopia e eletroencefalograma.
Além disso, um novo Pronto Socorro e Centro Cirúrgico estão sendo construídos para melhorar o atendimento a população. A previsão é de que a obra seja finalizada em breve.
 








No ano de 2013, o Hospital Dr. Cândido Junqueira recebeu 7.275 pacientes, desse total 2074 foram internados, 2007 receberam alta e 67 morreram. No mesmo ano 243 crianças nasceram. 58 através do Parto Normal e 185 por meio de cesariana.

Commenti