As relíquias de São Camilo, o “Gigante da Caridade” visitam o país da bondade

São Paulo (Segunda-feira, 23-07-2012, Gaudium Press)  

Come il cuore di una madre Camillo visita i suoi figli e figlie
 
As relíquias de São Camilo de Léllis, patrono dos enfermos, estão desde 1º de julho no Brasil, onde ficarão até o final do mês. Durante esse período, elas já percorreram diversos estados do país, dentre eles: Distrito Federal, Amapá, Ceará e São Paulo.
Antes do final do mês elas ainda passarão por Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo.
A Superiora das Filhas de São Camilo, localizada na cidade de São Paulo, Irmã Zélia, concedeu uma entrevista exclusiva à Gaudium Press, na qual trata sobre a Ordem de São Camilo e a visita do coração do Santo que pela primeira vez vem ao Brasil.
Gaudium Press - Qual é o Carisma da Ordem de São Camilo?
Irmã Zélia - "A Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), parte viva da Igreja, recebeu de Deus, mediante o Fundador São Camilo, o dom de testemunhar no mundo o amor sempre presente de Cristo para com os doentes" (Const. 1). E nossa Congregação -Filhas de São Camilo - vive idêntico Carisma.
Gaudium Press - Como nasceu a congregação Filhas de São Camilo? Quais os desafios que ela enfrentou ao longo de sua existência?
Irmã Zélia - São Camilo, inspirado por Deus e, diante dos desafios do mau trato para com os doentes de sua época, deu início à sua Ordem, em Roma, no dia 15/08/1582, constituída de padres e irmãos, mas não fundou nenhum ramo feminino.
Nossa Congregação, Filhas de São Camilo, nasceu em 02/02/1892, em Roma, fundada pelo Padre Luiz Tezza - dos Ministros dos Enfermos (Camiliano) e pela jovem Josefina Vannini. Portanto: " diretamente transmitido por São Camilo de Lellis, através dos Bem-aventurados Fundadores (Pe. Luiz Tezza e Madre Josefina Vannini), a Congregação recebeu do Espírito Santo o dom de testemunhar o amor sempre presente de Cristo para com os doentes, no ministério espiritual e corporal, exercido mesmo com risco de vida" (Const. 1)
Como todos os inícios, tanto para a Ordem dos Ministros dos Enfermos, quanto para a Congregação Filhas de São Camilo, tudo foi muito difícil, iniciando pelas incompreensões por parte de pessoas que mais poderiam ajudar até a carência de recursos matérias básicos para a sobrevivência e trabalho.
Filhas de São Camilo junto às relíquias do Santo Patrono dos enfermos
Gaudium Press - Quantas casas e quantos religiosos pertencentes à Ordem Camiliana existem atualmente no Brasil?
Irmã Zélia - Em relação à Ordem dos Ministros dos Enfermos (camilianos), não posso afirmar com precisão o número de religiosos e comunidades, no Brasil, mas pelo elenco a nós oferecido, são em torno de 15 as comunidades, fora as obras que são muitas, e, 80 membros, entre padres e religiosos.
Nossa Congregação, no Brasil possui 10 comunidades distribuídas em diversos Estados de nosso País e conta com 99 Irmãs, das quais 13 se encontram servindo o Instituto em muitas outras nações.
Gaudium Press - Como é o sistema de recrutamento de novas vocações para a Ordem?
Irmã Zélia - Para a animação vocacional, procuramos, sempre, nos ater às Diretrizes das Dioceses onde se encontram nossas comunidades e obras. Além do que, aproveitamos os convites para semanas vocacionais em preparação à Ordenações sacerdotais. Para isso, temos uma ou duas Irmãs designadas especificamente para essa missão.
Relíquia do Coração de São Camilo de Léllis
Gaudium Press - O que representa para Ordem de São Camilo presente no Brasil essa visita do relicário com o coração do Fundador?
Irmã Zélia - A visita ou peregrinação da santa Relíquia do Coração de São Camilo, representa um gesto de carinho de Deus para conosco e para com todos. É sinal eloqüente de seu amor em nosso meio e de que a santidade é possível a todos. Como também, é uma oportunidade para divulgar e tornar mais conhecido São Camilo, "o Gigante da caridade" para com os doentes e pobres, nossos irmãos menos favorecidos.
Os motivos que deram origem a esta bela iniciativa, por parte de nossos irmãos - os camilianos, foi a celebração dos 90 anos de presença e atuação da Ordem Ministros dos Enfermos, no Brasil bem como, o triênio de preparação para a comemoração dos 400 anos da passagem desta vida para a eternidade de São Camilo, que acontecerá em julho de 2014.

Emílio Portugal Coutinho - Gaudium Press.

Commenti